Alimentos que os animais não podem comer
De acordo com a especialista, existem diversos alimentos de final de ano que são prejudiciais aos cães e gatos. “O chocolate, por exemplo, contém teobromina, uma substância tóxica para eles. Mesmo em pequenas quantidades podem causar vômitos, diarreia, tremores, arritmias cardíacas e, em casos graves, até a morte”, explica.
Uvas passas também são extremamente tóxicas para os cachorros, podendo causar insuficiência renal aguda, vômitos, diarreia e letargia. Embutidos como presunto, salame e mortadela, frequentemente contem níveis altos de sódio, conservantes e temperos, como alho e cebola, que são prejudiciais à saúde dos bichinhos.
Alimentos que os animais podem comer
Para esse período, há algumas opções seguras que podem ser oferecidas como petiscos, mas em quantidades moderadas.
“Destaque para frutas como, maçã (sem sementes), banana, morango e melancia (sem sementes e casca); vegetais cozidos como cenoura, abóbora ou batata-doce cozidas e sem tempero são opções; biscoitos e petiscos preparados especialmente para cães e gatos, que são saborosos e adequados para a alimentação deles”, exemplifica.
Vale lembrar que não se deve oferecer alimentos humanos com frequência, pois isso pode desequilibrar a dieta do pet e causar problemas nutricionais ou gastrointestinais. A alimentação dos animais precisa ser cuidadosamente balanceada para atender às suas necessidades específicas.
Comments